COMTUR elege nova diretoria e fortalece parcerias para impulsionar o turismo de São Marcos

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COMTUR elege nova diretoria e fortalece parcerias para impulsionar o turismo de São Marcos

Ronaldo Ballardin assume a presidência do COMTUR e conselho aprova novo Plano Municipal de Turismo, além de estudar parceria com a ARI Serra Gaúcha para fortalecer a comunicação do setor

O Conselho Municipal de Turismo de São Marcos (COMTUR) realizou nesta terça-feira (3) uma importante assembleia que marcou a eleição da nova diretoria para o biênio 2025-2026 e discutiu ações estratégicas para fortalecer o setor turístico local.

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Após dois mandatos à frente da presidência, Deise Batecini se despede da liderança do conselho, dando espaço para uma nova gestão. A partir de agora, o COMTUR passa a ser presidido por Ronaldo Ballardin, tendo Rogério Formighieri como vice-presidente e Lilian Alessio na função de secretária.

Durante o encontro, foi discutido e aprovado, por unanimidade, o novo Plano Municipal de Turismo, que passa por uma revisão e atualização. O documento agora segue para a Câmara de Vereadores, onde deverá ser apreciado e transformado em lei. Segundo o secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Vinícius Pedroso Soares, o plano é uma ferramenta fundamental para nortear o desenvolvimento turístico do município nos próximos anos.

Aproximação com a imprensa e comunicação estratégica

A assembleia também foi marcada por um movimento inédito de aproximação entre o CONTUR e a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) – Seccional Serra Gaúcha. Representando a entidade, o jornalista Ângelo Batecini apresentou uma proposta de atuação conjunta, alinhada às práticas que, deverão ser desenvolvidas em outros municípios, como Bento Gonçalves, que já recebeu ofício da ARI.

“A troca, ao menos inicialmente, está na própria participação, visibilidade e valorização – até porque a ARI não é uma entidade diretamente ligada ao turismo. Os conselhos aproximam representantes de setores afins e este não é o nosso caso. Precisamos dar o primeiro passo para tornar a ARI mais conhecida e aí sim prestigiada”, explicou Ângelo, durante sua fala de aproximadamente dez minutos.

Entre as ações propostas pela ARI Serra estão:

  • Apoio na comunicação institucional do CONTUR, com desenvolvimento de estratégias de divulgação para ações, editais, reuniões e eventos;
  • Fortalecimento da cobertura jornalística das atividades turísticas, ampliando a repercussão na mídia regional e estadual;
  • Capacitação em mídia e comunicação para conselheiros e agentes de turismo, por meio de oficinas de assessoria de imprensa, media training e produção de conteúdo;
  • Parcerias para eventos formativos com foco em jornalismo para o turismo e comunicação comunitária;
  • Troca de experiências com jornalistas especializados em turismo;
  • Interlocução com a imprensa da Serra e do Estado, pautando o turismo como política pública essencial;
  • Apoio à construção de narrativas sobre o valor simbólico, social e econômico da cultura local.

A iniciativa foi muito bem recebida pelos conselheiros, em especial pela Diretora Executiva da Atuaserra – Associação de Turismo da Serra Nordeste, Beatriz Paulus, que se mostrou entusiasmada com o fortalecimento dessa conexão entre comunicação, imprensa e turismo. Beatriz, que atua diretamente junto aos conselhos da região, destacou que essa integração tem potencial para gerar bons frutos, fortalecendo tanto a governança quanto a promoção dos destinos da Serra Gaúcha.

Sobre o COMTUR

O COMTUR de São Marcos é um órgão consultivo, deliberativo e de assessoramento, composto por 16 membros titulares e seus respectivos suplentes, representando entidades públicas, empresariais, culturais, de classe e do terceiro setor. Sua atuação é regulamentada pela Lei Municipal nº 2.950, de 17 de agosto de 2021, que atualizou a composição e as atribuições do conselho, alinhando-o às demandas atuais do desenvolvimento turístico.

Perspectivas

A nova gestão do COMTUR inicia os trabalhos com importantes desafios, entre eles a consolidação do Plano Municipal de Turismo, a promoção de eventos e atrativos locais e, agora, a comunicação como aliada estratégica. A aproximação com a ARI e o fortalecimento de parcerias com entidades como a Atuaserra sinalizam um novo tempo para o turismo de São Marcos, baseado na integração, na profissionalização e na valorização das potencialidades culturais, gastronômicas e naturais do município.

Atualizado em 04/06/2025 às 09:06, por .