PRF realiza comando de fiscalização ambiental em Vacaria
Seis caminhões foram flagrados cometendo crime de causar poluição ao meio ambiente Nesta quinta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal realizou uma operação de fiscalização voltada a crimes ambientais em Vacaria, na Serra Gaúcha. Durante as inspeções, foram flagrados seis caminhões trafegando com emissões de poluentes acima do permitido, em descumprimento das normas ambientais.

Seis caminhões foram flagrados cometendo crime de causar poluição ao meio ambiente
Nesta quinta-feira (14), a Polícia Rodoviária Federal realizou uma operação de fiscalização voltada a crimes ambientais em Vacaria, na Serra Gaúcha. Durante as inspeções, foram flagrados seis caminhões trafegando com emissões de poluentes acima do permitido, em descumprimento das normas ambientais.
Um dos objetivos da fiscalização, foi a verificação do uso do Arla 32, um reagente químico essencial para reduzir a emissão de poluentes atmosféricos pelos veículos de carga, responsáveis por parte dos gases tóxicos que contribuem para o efeito estufa, uma das principais preocupações ambientais globais.
A ação da PRF vem ao encontro dos compromissos recentemente firmados pelo Brasil na COP 29, que estabelece metas para a diminuição de gases responsáveis pelo aquecimento global. O Brasil se comprometeu em reduzir suas emissões líquidas de gases de efeito estufa para o período entre 59% a 67% em 2035, na comparação com os níveis de 2005. Com esse tipo de fiscalização, a PRF colabora diretamente para o alcance dos objetivos ambientais do país.
Os proprietários dos veículos flagrados com irregularidades foram autuados e terão que regularizar o sistema de controle de poluentes, além de responder por crime ambiental previsto na Lei 9.605.