Moradora de Criúva, Júlia Vacchi é candidata a soberana da Festa Nacional da Uva 2026
Júlia é natural do Distrito caxiense e tem forte ligação também com São Marcos, onde atua profissionalmente. A psicóloga clínica Júlia Luiza Vacchi, de 25 anos, é a quinta candidata oficialmente inscrita no concurso de escolha da Rainha e Princesas da 35ª edição da Festa Nacional da Uva.

Júlia é natural do Distrito caxiense e tem forte ligação também com São Marcos, onde atua profissionalmente.
A psicóloga clínica Júlia Luiza Vacchi, de 25 anos, é a quinta candidata oficialmente inscrita no concurso de escolha da Rainha e Princesas da 35ª edição da Festa Nacional da Uva. Natural de Criúva, distrito do interior de Caxias do Sul, ela carrega em sua trajetória uma forte ligação com a comunidade onde cresceu e também com São Marcos, cidade em que atua profissionalmente.
Formada em Psicologia, Júlia trabalhou durante seis anos na Link Idiomas, de São Marcos, experiência que considera fundamental para sua formação pessoal e profissional. “Foi um período que me ensinou a valorizar ainda mais o conhecimento. Tive contato com muitas pessoas e histórias que contribuíram para meu crescimento”, destaca.
Atualmente, ela desenvolve o projeto MindSpeak, em parceria com a professora de inglês Cheila Rizzo, unindo psicologia e ensino de idiomas para promover saúde emocional e desenvolvimento pessoal.
Moradora de Criúva, onde vive com a mãe, Juliana, e a irmã mais nova, Laura, Júlia Vacchi respira a cultura tradicionalista desde a infância. É ativa no CTG Pousada dos Tropeiros, onde realiza trabalho voluntário ensinando às crianças a história, a cultura e as danças tradicionais gaúchas. “Criúva é um lugar onde a tradição gaúcha se mantém viva. Aqui, aprendi a viver com propósito e a me conectar com o nosso passado de uma maneira profunda e autêntica”, ressalta.
A ligação de Júlia com a Festa Nacional da Uva começou cedo. “Desde pequena, acompanhava os desfiles, via os trios passarem e admirava as rainhas e princesas com os olhos brilhando”, lembra. Para ela, a festa sempre representou muito mais do que uma celebração. “Meus pais sempre fizeram questão de me mostrar a importância da Festa da Uva, de valorizar nossas raízes e manter viva a nossa cultura. Minha mãe plantou em mim esse desejo de um dia ser candidata”, conta.
Além de frequentar a festa como visitante, Júlia participou de desfiles representando Criúva em diversas edições e recorda com carinho o antigo estande do distrito na festa. “Passávamos boa parte do tempo lá, vivenciando e mostrando um pouco da nossa cultura”, relembra.
A inspiração para se candidatar também veio de exemplos próximos. “Quando vi duas representantes de Criúva brilhando no concurso — Francine Soldera em 2008 e Danusa Rizzon em 2010 —, meu sonho se fortaleceu ainda mais”, afirma.
Hoje, ela sente que está preparada para representar sua comunidade. “Me sinto pronta para viver essa experiência com maturidade e responsabilidade, levando comigo a força da nossa gente, a simplicidade do interior e o orgulho das nossas tradições”, declara.
A 35ª Festa Nacional da Uva acontecerá de 19 de fevereiro a 8 de março de 2026, em Caxias do Sul.
Atualizado em 26/04/2025 às 12:04, por .